O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) é uma resposta social que está em conformidade com a legislação portuguesa. Seguindo as diretrizes estabelecidas por esse decreto, o CATL Carlos Acutis é uma resposta social desenvolvida pela Associação Famílias e cumpre o papel de proporcionar atividades educativas, lúdicas e de apoio às crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos, contribuindo para o seu desenvolvimento integral. Atualmente a sua capacidade abrange 54 utentes.
Localizado no Bairro Social das Enguardas, em Braga, o CATL Carlos Acutis tem sido uma presença significativa na comunidade desde 1992, em regime complementar a outros meios educacionais, neste caso, à escola EB1 das Enguardas e EB2/3 Dr. Francisco Sanches, auxiliando as crianças e jovens, em idade escolar, quer na valorização da autonomia de cada um deles, quer incentivando a capacidade de relacionamento interpessoal e intrapessoal dos mesmos e mesmo auxiliando os pais, pois permite-lhes o exercício da sua atividade profissional e familiar, auxiliando também na educação integral dos seus filhos.
O CATL Carlos Acutis tem o privilégio de estar inserido nessa área residencial, o que nos permite uma proximidade ainda maior com as crianças e famílias que vivem nesse contexto.
Ao estarmos inseridos no Bairro Social das Enguardas, reconhecemos as particularidades e desafios que as famílias enfrentam nessa comunidade. Nossa missão é oferecer um espaço seguro, acolhedor e enriquecedor para as crianças e jovens que aqui residem. Por meio de atividades educativas, recreativas e de apoio, buscamos promover a sua integração social, o desenvolvimento de habilidades e competências, além de fortalecer os laços afetivos e a autoestima.
Entendemos a importância de criar oportunidades para que as crianças tenham acesso a atividades extracurriculares enriquecedoras, que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal, académico e social. Com uma equipa dedicada e qualificada, proporcionamos um ambiente estimulante e seguro, onde cada criança é valorizada e respeitada em sua individualidade.
No CATL Carlos Acutis, respeitamos a liberdade, a criatividade, a espontaneidade individual e em grupo, bem como a empatia e a colaboração entre todos. Reconhecemos o potencial de cada criança e jovem. Acreditamos na importância de oferecer oportunidades de aprendizagem, crescimento e diversão, que vão além do contexto escolar. Trabalhamos em estreita colaboração com as famílias, compreendendo suas necessidades e buscando apoio mútuo para o desenvolvimento integral das crianças e jovens.
Estamos empenhados em criar um ambiente inclusivo e de aprendizagem, um espaço acolhedor, onde as crianças e jovens se sintam bem, se identifiquem e gostem de estar. Em que possam explorar suas habilidades, desenvolver amizades duradouras e construir bases sólidas para o seu futuro. Este espaço revê-se na autonomia, dada a cada indivíduo, respeitando a sua personalidade; fomenta o aumento da autoestima, o relacionamento inter e intragrupo com o meio.
A nossa entrega à comunidade é uma manifestação concreta de nossa missão de promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças e jovens, capacitando-os para que alcancem seu pleno potencial.
No CATL Carlos Acutis, estamos comprometidos em fazer a diferença na vida de cada um. Valorizamos a parceria com a comunidade local, trabalhando em conjunto para criar um ambiente acolhedor, enriquecedor e inclusivo para todos.
Neste âmbito a Associação Famílias tem vindo a estabelecer parcerias no sentido de dar resposta às necessidades específicas dos utentes, tais como com a Câmara Municipal de Braga, a Junta de Freguesia de São Vítor, a BragaHabit, a Associação de Moradores das Enguardas, entre outras.
A Associação Famílias, ao longo dos anos, atribuiu um conjunto de objetivos orientadores à resposta social CATL, ao nível das crianças, das suas famílias e de toda a comunidade.
Assim, o CATL rege-se pelos seguintes objetivos gerais:
- A integração da criança nesta valência de uma forma harmoniosa;
- A promoção do desenvolvimento equilibrado da criança;
- A incrementação de uma relação fortificada entre a comunidade e a organização.
No que diz respeito às crianças, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos:
- A promoção da ocupação dos tempos livres das crianças, em idade escolar, com atividades criativas e formativas, que lhes permitam um desenvolvimento global e harmonioso;
- O apoio à criança, na realização dos trabalhos escolares;
- A promoção de um espírito de aceitação dos deveres e direitos de cidadania;
- O estabelecimento de uma rede afetiva de ação entre crianças, pais e responsáveis;
- A sensibilização das crianças, para aceitar, compreender e respeitar a diversidade social e cultural;
- O adquirir hábitos de higiene e de promoção da saúde;
- A promoção de atividades em grupo, através do diálogo;
- A sensibilização, para as datas importantes, valorizando hábitos, tradições e costumes já esquecidos;
- O desenvolvimento do sentido da responsabilidade, da iniciativa e da tomada de decisões;
- O desenvolvimento pelo gosto da música;
- A estimulação da concentração e atenção.
No que concerne à família, definiram-se os seguintes objetivos:
- Informar os pais acerca da planificação das atividades e dos diferentes apoios pedagógicos, sociais e afetivos, a desenvolver ao longo do ano letivo;
- Fomentar as relações informais;
- Solicitar a participação da família, através da troca de opiniões, experiências, expectativas e realização de atividades.
Por último, estabeleceu-se, os seguintes objetivos, para a comunidade:
- Aproveitar os recursos existentes na comunidade local;
- Conhecer e respeitar tradições e hábitos, culturas e valores;
- Sensibilizar toda a comunidade, para temas educativos, que o CATL considera, como crucial ao desenvolvimento normativo das crianças.